Crayons vs. Guns

Hoje acordei com os rumores de um atentado em Paris, rumores que afinal eram a dura realidade que ainda vivemos, a da falta de liberdade de expressĂ£o. Choca-me observar como uma religiĂ£o serve de desculpa para propagar o Ă³dio… NĂ£o deveria ser o contrĂ¡rio?
Como pessoa com sentido de humor que sou, muitas das vezes de humor negro, consigo compreender que o humor nĂ£o agrada a todos, nem todos encaram as piadas da mesma forma. O que nĂ£o compreendo Ă© que como Ă© que essa liberdade, a liberdade de concordar em discordar parece nĂ£o existir.
NĂ£o sei muito sobre religiões, confesso que nem sobre a “minha” (que os meus pais escolheram por mim) sei, mas sei o suficiente. Sei que (supostamente) a religiĂ£o deveria servir para unir pessoas e nĂ£o afastĂ¡-las ou induzir Ă³dios. Sei que, de formas diferentes, venera-se o mesmo Deus (tirando algumas religiões, claro). Se celebram o Natal, se fazem o RamadĂ£o ou se festejam o Hanukkah… o que interessa isso? As diferenças deveriam ser tambĂ©m elas celebradas. NĂ£o seria mais bonito promover o entendimento, o conhecimento e compreensĂ£o?
Ainda sobre o humor… Hoje o humor estĂ¡ de luto. Parece que ainda sĂ£o poucas as pessoas que conseguem rir-se de si prĂ³prios, ou pelo menos compreender que uma piada nĂ£o Ă© sinal de desrespeito. Creio que muitos muçulmanos, apesar de se poderem ter sentido ofendidos, terĂ£o compreendido que eram apenas isso, piadas, como tantas outras, relacionadas com tantas outras coisas. Quantas vezes nĂ£o se fazem piadas, por vezes de humor negro, com a personagem do padre que “gosta” de criancinhas? AtĂ© hoje nĂ£o me lembro de ouvir falar em nenhum catĂ³lico que saiu de arma em punho para matar o jornalista. Muitos dos catĂ³licos que conheço ter-se-Ă£o rido, ainda que nĂ£o concordando com essa obscuridade da pedofilia que envolve por vezes a religiĂ£o catĂ³lica e que, de tempos a tempos, Ă© notĂ­cia.
Espero e quero acreditar profundamente que um dia serĂ¡ possĂ­vel atingirmos essa compreensĂ£o, que nada mais Ă© que o respeito pelas diferenças do prĂ³ximo… e isso incluĂ­ as diferenças humorĂ­sticas. 


Sem comentĂ¡rios:

A sua opiniĂ£o Ă© importante!
Deixe a sua opiniĂ£o nos comentĂ¡rios :)

Com tecnologia do Blogger.