Leite de Soja | Experimentei e...


Há já algum tempo que andava a ganhar “coragem” para experimentar leite de soja. Para quem é consumidor habitual isto é capaz de soar parvo, mas é verdade. Digo que andava a ganhar coragem porque sou uma pessoa um pouco desconfiada no que toca a novos hábitos e depois porque não gosto muito do leite tradicional e, portanto, pensei que o de soja fosse ainda pior. A ajudar vinham por vezes opiniões de outras pessoas que diziam que tinha um sabor estranho e sei lá mais o quê. No entanto, continuei com a ideia de experimentar.
Vou contar-vos algo que pouca gente ou nenhuma sabe, mas um dia gostava de conseguir ser vegetariana, ou pelo menos, fazer grande parte da minha alimentação assim. E isto é um assunto no qual penso já desde a época do secundário. Em grande parte quando comecei a frequentar um restaurante vegetariano, em Setúbal (já não me recordo o nome, nem sei se ainda está aberto) e desmitifiquei a ideia de que comida vegetariana é só salada de alface e tomate ou que sabe mal. Começou com um dia à experiência, com a minha melhor amiga, e gostámos tanto que passámos a ir lá, pelo menos, uma vez por semana.
Depois veio o trauma, quando comprei uns hambúrgueres de seitan para cozinhar em casa e ficaram uma tremenda porcaria… que desilusão (e eu a sonhar com a comida do restaurante). O que me deixou durante algum tempo com ideias de experimentar mais aventuras destas. Mas não de ir aos restaurantes vegetarianos, claro!




O leite sempre foi algo de que nunca gostei muito, nem do gordo, nem do meio gordo, nem do magro. Em miúda, na maioria das vezes consumia porque os meus pais me obrigavam (“faz bem à saúde”), mas desde que sou eu que decido o que como ou não que o leite raramente entra na minha alimentação. Sou capaz de passar meses sem consumir. Para terem uma ideia, só consumo leite se for misturado com café, com chocolate (e depende dos chocolates) ou então com os cereais. Leite sem nada que o disfarce, tem de ser bem frio (o sabor parece menos intenso) e bebido quase de um gole, ou fico mal disposta. Se for preparar cereais e reparar que não há leite fresco, já não como. É que à temperatura ambiente ou quente, não dá mesmo! E nem me falem em leite com açúcar, que só de pensar até me arrepio…


Se o meu interesse neste alimento era cada vez menor, passou a ser ainda mais pequeno desde que se tem falado sobre o mito de que o leite faz bem à saúde (ou de que até pode prejudica-la). Para terem uma ideia, qual é a lógica de consumirmos leite na nossa vida adulta, se formos a pensar, os outros mamíferos, consomem leite apenas durante os primeiros meses de vida e é leite materno, da sua espécie. Nós somos, provavelmente, o único mamífero que continua a consumir leite na vida adulta e de outras espécies. Para mim, não faz sentido…
Sairam, inclusive, alguns estudos que provam que, ao contrário do que nos foi incutido pelas industrias de lacticínios), o leite de fonte animal, quando consumido por adultos, pode estimular uma série de doenças: coronárias, obesidade, diabetes, cancro da mama, da próstata e do cólon, doenças autoimunes, osteoporose (e disseram-nos a vida inteira que o leite fazia bem aos ossos…), algumas doenças da retina e dos rins, entre tantas outras… (podem ler o artigo completo aqui: Evite o leite, pela sua saúde).
Com isto, como devem calcular, preocupou-me ainda menos o facto de não consumir, mas também surgiu a vontade ainda maior de experimentar os leites de soja (visto que de vez em quando consumo leite). E assim foi, comprei uns pacotinhos de leite de soja com sabor a chocolate, para um começo mais soft de me acostumar ao sabor (que esperava eu, fosse horrível), em vez de experimentar logo o leite de soja simples.


A minha experiência
Sinceramente, foi bastante positiva. Não sei se foi porque estava com as expectativas muito baixas, ou se porque realmente o leite de soja não é assim tão mau como dizem algumas pessoas. Tendo em conta que também nunca fui grande fã de pacotes de leite com chocolate e que, inclusive, sou esquisita com algumas marcas (do leite “normal”), a experiência com o leite de soja pode dizer-se que foi até muito boa.


Comprei estes da imagem acima, da marca auchan, coloquei-os no frigorífico e consumi bem fresco. Pareceu-me, inicialmente, um leite normal, para ser sincera, no começo se não soubesse e me dessem, nem notava. É claro que há uma ligeira diferença no sabor, que acaba por se notar, mas não me pareceu mau de todo. Pelo menos o leite com chocolate não volto a comprar de origem animal, mas sim de soja. Quanto ao leite de soja simples, ainda não experimentei, mas já fiquei com menos “medo” e talvez em breve compre um para experimentar e tirar as dúvidas de vez, se ficar aprovado, também passarei a fazer essa substituição nos cereais e no café.

Algumas alterações vão sendo feitas aos poucos e penso que não há qualquer mal nisso. Quanto às minhas ideias de alimentação vegetariana, vou deixar isso para outro post pois este já está muito longo e eu tenho muito que escrever sobre o assunto.

E vocês, já experimentaram leite de soja, ou produtos semelhantes? Qual a vossa opinião?
Há por aqui alguma leitora vegetariana? Se sim, deixem por aqui algumas dicas, que eu agradeço e muito! 

9 comentários:

  1. Muito bom saber de outras opiniões e nada como provar para saber!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu também não consumo leite. Aliás, há bastante tempo que deixei de consumir produtos com laticínios e a verdade é que me sinto muito melhor! O leite que bebo sempre é de soja e adoro. Esse de chocolate nunca experimentei porque, como diz a embalagem é "bebida de soja" e não leite propriamente dito. Costumo consumir o da marca pingo doce ou mesmo o da alpro soja, acho que devias experimentar também :)
    Messy Hair Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
  3. Hahaha mas epa, a verdade é que tu nao ordenhas a soja xD. Portanto, é bebida de soja.
    Olha eu bebo e gosto imenso. Deixei de beber leite porque o meu corpo começou a não achar piada e a verdade é que nós nem sequer devíamos de beber leite de vaca. E acho que fazes muito bem.
    Agora uma dica, quando fizeres doces, a reduz a quantidade de açúcar, porque a bebida de soja é já doce que chegue haha. :p

    Beijinho
    Teoria de Tudo Sobre Nada

    ResponderEliminar
  4. Eu odeioooo leite! hahaha
    Mas gostei da dica e de saber sua experiência com o leite de soja!
    Quem sabe não experimento e gosto também né? hahah
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto imenso de leite de soja, até gosto do simples, tens que experimentar! O sabor é um pouco diferente mas também bem agradável!

    ResponderEliminar
  6. Bem vou sr sincera.. eu só bebo leite magro e muito pouco, só mesmo ao pequeno almoço e o leite de soja simples não consigo! Acho demasiado doce para mim é horrível mas até podes gostar.. nada como experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não consigo beber leite simples, tenho sempre que lhe juntar chocolate. Há uns anos provei leite de soja simples e detestei, no entanto quero comprar o de sabor a chocolate porque já me disseram que é realmente bom

    ResponderEliminar
  8. Não gosto muito de leite tal como tu, mas ainda para agravar o meu "ódio", tenho muitos problemas de estômago e frequentes quando bebo leite. Hoje tento só beber chá à noite para ficar mais descansada e sem chatices. Tive de fazer uma escolha entre leite de soja e leite sem lactose, e como estava mais em mão, não comprei o de soja. Até agora sempre tive curiosidade sempre me disseram que sabia mal e tal. Eu tenho a certeza que o vou experimentar num futuro próximo!
    Beijinho,
    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu não bebo leite, enjoei :s
    Nunca experimentei leite de soja, mas já bebi um leite de arroz de uma loja venezuelana e era muito bom :D
    Beijinho,

    http://k-of-kawaii.blogspot.pt

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.