Escapadinhas | Porto (Parte I)


Pela segunda vez, estivemos no Porto (e por estivemos entenda-se eu e o João). A primeira vez foi há pouco mais de um ano e como na altura ainda não tinha o blog, foi algures em novembro de 2014, ainda não tinha partilhado nada sobre a cidade aqui no blog.
Há um ano, quando lá estivemos, ficámos apaixonados pela cidade. As ruas, as pessoas, tudo no Porto é especial, a cidade tem, para nós, um encanto que é difícil classificar em palavras. A verdade é que desde que lá fomos e que regressámos a casa que andávamos novamente em contagem decrescente para lá voltar. Como o João só teve férias em dezembro, a espera foi de um ano e desta vez, claro, partilho convosco um pouco da nossa estadia.


Como sabem, como amante de fotografar que sou, esta partilha será, em muito, feita através de fotos que tirei. Esta, que podem ver acima, era da vista da nossa varanda do quarto.Querem vista melhor que esta, para a Avenida dos Aliados e para a árvore de natal que à noite ficava toda iluminada? Apesar do frio, várias foram as vezes que fui a esta varanda, aliás, todas as manhãs, quando acordava, era a primeira coisa que fazia. Tenho para mim que, se lá vivesse, era rotina para manter todos os dias.


A cidade do Porto tornou-se um pouco no nosso refugio, desconfio que nunca nos sentimos tão bem como no sentimos lá. É o ritmo da cidade talvez, muito mais calmo do que em Lisboa. São as pessoas, que são sempre tão acolhedoras, simpáticas e prestáveis. Até hoje, em duas férias que já fizemos na cidade, nunca fomos mal recebidos em lado nenhum. Somos sempre recebidos com sorrisos, com simpatia... Aqui, as pessoas parecem ainda preocupar-se umas com as outras, de uma forma que parece já se ter perdido por Lisboa, no meio de tanta correria.


Depois há a arquitectura, os edifícios que dão à cidade um ar de ter ficado parada noutra época. Os edifícios, os edifícios são uma grande paixão minha nesta cidade... Se o João me deixasse, parava a cada 2 segundos para fotografar tudo e trazer comigo a cidade inteira, nem que seja em fotos.
Se há coisa que gosto no Porto, é o facto de manterem a arquitectura da cidade com os edifícios antigos que, também eles, contam a história da cidade. No entanto, este tema, vai ficar para outro post, não posso revelar tudo hoje!


Na foto acima, podem ver os barcos Rabelo, que eram usados para o transporte do vinho do Porto que, também eles, dão outro encanto à zona da ribeira do Porto. Se quiserem ler um pouco sobre a história destes barcos típicos do rio Douro, podem fazê-lo aqui: Barco Rabelo.
Como disse, vão haver muitos mais posts nos próximos tempos sobre a cidade do Porto, desde mais fotos da cidade, restaurantes (alguns indicados por leitores do blog e outros que fomos à descoberta) e também uma loja que me deixou a morrer de amores e que foi a primeira espécie de entrevista que fiz para o blog. Estejam atentos aos próximos posts, porque o Porto invadiu o blog e veio para ficar!

Há por aqui leitores do Porto? 
Quem já visitou a cidade?

4 comentários:

  1. O Porto é uma cidade muito bonita!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostava tanto de visitar o Porto. Sinto mesmo que é uma grande falha minha..
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  3. Ainda não visitei, mas adorava ir!
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. o porto é uma cidade lindíssima de facto! conto em ir viver para lá para o ano e mal posso esperar
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.