Fernandes Mattos | A loja mais cool do Porto

Antes de mais, deixem-me dizer que não sei como foi possível ter estado no Porto há dois anos, ter passado tantas vezes por lá e não ter reparado neste espaço espectacular!


 Já andava para falar deste espaço há que tempos, basicamente desde que regressei do Porto, mas não tenho tido tempo para me dedicar muito ao blog e achei que este post merecia uma atenção especial, primeiro porque fiquei completamente apaixonada pela loja e pelo espaço em que ela está e segundo, porque foram muito simpáticos a responder às minhas perguntas sobre a história do edifício e da loja em si. 
Como sabem, em Dezembro, estive de férias no Porto pela segunda vez e até hoje me pergunto como foi possível não reparar nesta loja na primeira vez que visitei a cidade. Desta vez reparei na montra por causa dos carroceis e, claro, entrei logo. Bastou pôr os pés lá dentro para me apaixonar. Sabem aquelas lojas que dá vontade de trazer um de cada? É que não vi nada aqui que não gostasse, pelo contrário, é tudo tão giro que dava vontade de levar um contentor e carregar tudo cá para casa. Não sei onde colocava tanta coisa, mas de certeza que se arranjava espaço.


 Antes de mais, vou falar-vos um pouco do espaço, porque se os artigos disponíveis para venda são de encantar, o espaço não fica atrás. Na primeira visita que fiz à loja fui simplesmente a "turistar", mas depois andei o dia todo a falar na loja com o João e a pensar como tinha que falar sobre ela no blog, porque adorei tudo. Voltei lá no dia seguinte, perdi a vergonha, e andei a fazer perguntas aos funcionários sobre a história do espaço e a fotografar a loja para o blog. Aqui fica a espécie de entrevista que fiz (muito breve, porque foi no horário de funcionamento e não quis ocupar muito tempo):


FEQD: Há quanto tempo existe esta loja?

R: Com o conceito actual, existe há cerca de 10 anos, mas a loja e o espaço existe desde 1886, com um conceito diferente.


FEQD: Antes de se tornar no conceito que vemos actualmente, o que era antigamente este espaço?

R: Em 1886, a Fernandes Mattos & Ca Lda começou como uma casa de tecidos onde senhoras e senhores do Porto se dirigiam para escolher tecidos e fazer vestidos, saias e fatos por medida. O espaço que temos hoje é o mesmo, é possível ver ainda no interior "marcas" dessa actividade. 

FEQD: O que levou à mudança do conceito de mercado do espaço? 

R: Com o aparecimento cada vez maior de superfícies comerciais de venda de vestuário como as que temos hoje em dia, que oferecem produtos a um custo inferior, muito vasto e de mais rápido "acesso", tornou-se mais complicado competir com esse tipo de mercado e, com a perda de interesse no tipo de produto que era oferecido, foi assim que se alterou o conceito do espaço. Com este tipo de comércio que podem ver hoje, já estamos abertos, no mesmo edifício há cerca de 10 anos e, apesar das alterações, o espaço e a loja continuam a pertencer à mesma família que fundou inicialmente a loja, em 1886. Entretanto, o primeiro andar foi alugado à A Vida Portuguesa, porque é uma marca que, de certa forma, também é parecida com o nosso conceito actual e, por isso, também é possível visitar o espaço da marca no piso superior. 


 E o que podem encontrar neste espaço?

Eu podia dizer apenas coisas fofinhas que já não estava a mentir. À medida que avançava a cada corredor, senti-a me uma criança "oh tão giro", devia ser o que o João mais me ouvia dizer. Na Fernandes Mattos podemos encontrar muitos artigos ao estilo "vintage" e com um toque, diria eu, muito americano. 



Podem encontrar quadros e placas vintage, sejam eles quadros de madeira com frases giras, molduras ou as tipícas placas com diversos motivos de marcas já nossas conhecidas, como o caso da Coca-cola e da Kellogg's. Dá vontade de pegar num de cada e encher uma parede só com eles. Como podem ver nas duas fotos acima (desculpem-me, algumas fotos estão desfocadas porque a minha camera decidiu pregar-me uma partida nesse dia e não funcionar em grandes condições, mas dá para perceber a ideia).


Ainda no mesmo registo vintage de marcas já nossas conhecidas, podem também encontar vários tipos de latas (imagem acima), de vários cereais da Kellogg's, de café, de biscoitos, etc. Claro, podem utiliza-las para o que vocês bem entenderem, não têm necessariamente de ser para cereais, mas digam lá se não ficavam logo com mais vontade de tomar um pequeno almoço com uns cereais, só para admirarem a latinha? Acho-as super giras para decorar a cozinha e, tenho a certeza absoluta que , quando tiver a minha casa própria (esperemos que em breve), vou ter muitas coisinhas deste género.


Também ainda para a cozinha, uma coisa que me deixou encantada foram estas canecas (imagem acima) com um espaço em baixo para colocar bolachinhas, que já tinha visto muito pela internet, mas que ainda nunca tinha encontrado à venda. Existem vários modelos, mas este foi o meu preferido, fez-me lembrar o Homer Simpson.
Claro que existem muitas mais coisas, só para a cozinha, por assim dizer, vi tanta tanta coisa gira e útil também, não só coisas para "enfeitar", têm também alguns utensílios bastante interessantes.


Além das caixas de cereais, vi mais umas que me deixaram encantada, que são as da foto acima. Sim, estas carrinhas fofinhas, da polícia, de segurança, de legumes, etc, são latinhas. Na foto não dá para ver, mas pode tirar-se o tejadilho e lá dentro podem guardar o que quiserem. Estas não têm necessariamente de ser para a cozinha, ficam giras em qualquer espaço e, como dá para guardar coisas, podem sempre usar isso como desculpa para as comprarem, sem terem de ouvir coisas como "isso não serve para nada, só para enfeitar", serve sim (e põem 'pra lá qualquer coisa dentro, só para justificar a coisa). Acreditem, funciona!


Com estes não têm desculpa, são mesmo de decoração, mas são tão giros que ninguém é capaz de lhes dizer que não. Desde as pão-de-forma de surfistas, os carochas num estilo hippie, as vespas, os autocarros londrinos e as antigas roulotes americanas... É só escolher (coisa que eu teria dificuldade em fazer). São mesmo de ficar apaixonados, além dos que fotografei, podem encontrar muito mais coisas, comboios, bicicletas vintage, bem como outras miniaturas de carros antigos e mais variedade de roulotes. Eu, confesso, fiquei apaixonada pela roulote da foto abaixo e pelo autocarro londrino.


E, óbvio, não podia faltar o motivo pelo qual entrei na loja, os carroceis. Sou apaixonada por carroceis antigos, sempre que vejo algum "a sério" na rua fico pasmada a olhar para eles e tiro mil e uma fotografias (até já vos mostrei noutros posts aqui do blog). Além da versão "real", acho estas miniaturas que são, na verdade, caixas de música, a coisa mais fofinha de sempre. Fotografei apenas estes, mas existem mais, de vários tamanhos, de várias cores... E têm também mais caixas de música, mas estas são mesmo a minha paixão e foram o motivo pelo qual conheci o espaço, portanto, não há melhor forma para concluir a mini visita aqui no blog.


 Por mim, como disse, trazia a loja inteira. As coisas são lindas, sejam elas de decoração apenas ou com alguma utilidade em concreto. Se vivesse no Porto, desconfio que era menina para ir lá várias vezes por semana, como não vivo, já sei que sempre que visitar a cidade, a Fernandes Mattos vai ser paragem obrigatória. 
Como infelizmente não vivo no Porto, resta-me "adorar" tudo pelo Facebook da loja e ficar assim a sonhar em ter tuuudo em minha casa. Para os leitores que vivam na zona do Porto, ou para quem esteja de visita à cidade, aconselho (e muito) que passem pela loja. As coisas são lindas, mas já nem preciso mencionar isso, e os funcionários foram também muito simpáticos e disponíveis. Em baixo deixo-vos todas as informações da loja:

Fernandes, Mattos & C.ª, Lda.
Morada: Rua das Carmelitas, 108 a 114
4050-284 Porto, Portugal

Facebook: Fernandes Mattos | Instagram: Fernandes Mattos


O que acharam deste espaço? Os leitores do Porto já conheciam?




18 comentários:

  1. Fiquei com vontade de passar por lá!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Ok, o meu ordenado ia à falência nessa loja :o
    ahah

    Beijoo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um sítio realmente especial! Quando for ao Porto vou mesmo querer passar aí :)
    Beijinho

    goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem, vais adorar a loja! :)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Fernandes Mattos Ca Lda9 de fevereiro de 2016 às 13:20

    Muito obrigado pela visita e pelo trabalho ( fantástico ). Volte sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela simpatia. Certamente vou voltar, sempre que estiver pelo Porto, é paragem obrigatória!

      Eliminar
  5. Fiquei curiosa para conhecer!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estiver de vista ao Porto, aconselho conhecer sim, a loja é linda! :)

      Eliminar
  6. É aquela loja onde se entra com facilidade e se sai com dificuldade, porque apetece trazer tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer, acho que era capaz de passar lá horas a decidir o que trazia porque, lá está, dá vontade de trazer tudo!

      Eliminar
  7. Eu adoro, Vanda! Queria era uma igual em Lisboa, para me desgraçar por lá! Ahah

    ResponderEliminar
  8. r: Verdade! Agora está tudo bem, obrigada, minha querida*

    ResponderEliminar
  9. tem coisas super giras e originais, e a decoração é mesmo apropriada :)
    beijinhos

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá! Após ler este seu post não posso de deixar de lhe dizer que tem de visitar o Porto de Magia!
    Esta é para mim a loja do Porto com os carrosséis mais elaborados e bonitos que eu já vi.
    Fica na Rua Formosa que é uma das perpendiculares da Rua de Santa Catarina.
    Se pesquisar pelo nome da loja descobre a loja on-line mas de qualquer das formas na próxima viagem ao Porto não deixe de passar por lá!
    Desejo que lá seja tão feliz quanto eu.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.