Como Aliviar a Dor de Cabeça (sem medicamentos)


Quem nunca teve uma daquelas dores de cabeça chatas, que parece que não querem ir embora por nada deste mundo? A última que tive foi esta noite e lembrei-me de vir aqui partilhar convosco algumas coisas que faço para me aliviar a dor. 
Primeiro tenho que dizer-vos que sou daquelas pessoas que só tomo comprimidos como último recurso, quando todas as outras "técnicas" falharam e a dor é insuportável. Não gosto de me encharcar em Benurons, Brufens e Aspirinas a cada vez que sinto qualquer pontada de dor, não só pela questão do organismo, eventualmente, se habituar, mas porque acho que não há necessidade de ingerirmos tantos medicamentos que, inevitavelmente, prejudicam um pouco o nosso organismo apesar de nos aliviarem as dores. O Brufen, por exemplo, é péssimo para o fígado. E o Benuron, a mim, simplesmente não me aquece nem arrefece.
Como tal, antes de pensar em tomar medicamentos para a dor de cabeça, gosto de usar algumas "técnicas" que costumam resultar comigo e que hoje partilho convosco. Para saberem quais, basta continuarem a ler:

Desligar de todas as tecnologias
Para quem passa muito tempo no computador ou no telemóvel, ou até mesmo a ver tv, as dores de cabeça são um sintoma frequente de que precisamos fazer uma pausa e deixar os nossos olhos e cabeça descansarem.
Desliguem o pc, afastem o telemóvel e apaguem a tv, reduzam a luz no quarto e relaxem um pouco. Se resultar convosco, coloquem uma música ambiente calminha (comigo resulta dependendo da intensidade da dor).

Tomar um duche/banho
Esta funciona para mim às vezes e com o João funciona sempre. Se tiverem dor de cabeça experimentem um banho ou duche e vejam a que temperatura a água vos alivia mais os sintomas. Eu prefiro, geralmente, com água não muito quente.

Colocar gelo

Já tive dores de cabeça tão fortes que a única forma de adormecer à noite foi colocar gelo na testa. O gelo, geralmente, ajuda e muito a aliviar-me as dores de cabeça. Se tiverem uma daquelas faixas (?!?) de gel próprias para ir ao congelador e depois aplicar (ver imagem acima) excelente. Se não, o tradicional saco de gelo ou até o pacote de ervilhas pode servir para aliviar a dor. Experimentem colocar o gelo em pontos diferentes e perceber onde alivia mais a dor: testa, têmporas, nuca, costumam ser os pontos chave.

Aspirina caseira


Se não querem tomar medicamentos, esta "aspirina caseira" costuma ajudar a aliviar as dores de cabeça. Aqui por casa já todos experimentámos e parece resultar mesmo, nas dores que não são extremamente fortes. Aqui fica:
- Espremer, para um copo com água, um pouco de sumo de limão (metade).
- Adicionar Sal Rosa dos Himalaias 
- Mexer bem e beber. 
O truque aqui é o Sal Rosa dos Himalaias, que apresenta vários benefícios (se pesquisarem um pouco vão encontrá-los) e tem que ser mesmo com este sal, o sal normal de cozinha não serve. O sabor desta mésinha caseira fica mesmo idêntico ao das aspirinas efervescentes. Nós encontrámos este sal à venda no Celeiro.

Massagem com óleos essenciais de ervas 


Uma coisa que me alivia sempre a dor de cabeça é este óleo, não falha! Podem encontra-lo em lojas de produtos naturais ou aqui (ver site). Este óleo apresenta muitas outras utilizações benéficas, que podem ver no site, mas vamos focar-nos na dor de cabeça.
Aplico umas gotas na testa e nas têmporas, com cuidado para não escorrer para os olhos, e massajo a área durante uns minutos. Se tiverem alguém em casa que vos possa fazer a massagem enquanto vocês fecham os olhos e relaxam, melhor. Geralmente é sempre o João que me coloca e que me faz a massagem durante uns bons minutos e quando ele precisa, trocamos. O óleo tem um cheiro agradável que, só por si, já parece aliviar os sintomas. 
Aqui ficam 4 técnicas de massagem para alívio das dores de cabeça. As que me costumam aliviar mais a dor são a massagem na área das têmporas, testa e perto do nariz.


Dormir
Quando me doí a cabeça, tento sempre descansar um bocadinho. Às vezes, uma pequena sesta é o suficiente para fazer a dor passar. Dormir, por vezes é a solução melhor e mais simples para mandar a dor de cabeça embora. No entanto, muitas são as vezes que só dormir não chega. Se isso acontecer, geralmente faço uma ou duas coisas das que estão acima e depois tento dormir.

Como vos disse, se a dor de cabeça não for muito forte, descansar uns minutos pode ser o suficiente, mas quando não é, o "ritual" que gosto de fazer é tomar um duche, colocar o óleo e massajar a cabeça, esperar a absorção do óleo, colocar gelo e dormir. É claro que o que funciona comigo, pode não funcionar convosco, mas é uma questão de experimentarem o que resulta melhor no vosso caso.

Estas são as "técnicas" que costumam resultar comigo, na grande maioria das vezes não preciso tomar absolutamente medicamento nenhum. Acho que antes de pensarmos em ingerir comprimidos, devemos tentar antes aliviar a dor de outra forma e, claro, se ela persistir, lá terá que ser.

Gostaram das dicas? Que "técnicas" costumam usar para aliviar a dor?

9 comentários:

  1. Nossa, me ajudou DEMAISSSSS rsss eu acordo e durmo com dor de cabeça e não acho a cura nem sei o porque? uns dizem que é da sinusite/rinite outros dizem que é por causa da visão.. rsss enfim cada medico que eu vou é um resultado diferente, já ate desisti -.-
    Mais adorei as dicas vou tentar a do gelo ;)

    ResponderEliminar
  2. Gelo? Não sabia dessa, mas desconfio que ia resultar comigo já que sou muito frienta. Chá de casca fina de laranja sem açúcar ajuda a diminuir a dor, faço isso às vezes.
    Massagens nunca resultou. Só mesmo dormindo ou ficar deitada às escuras - sem luz nenhuma e isso implica tecnologia.
    Essa do sal desconhecia. Mas quando a enxaqueca ataca, a mim só resulta medicamento e dormir.
    Boas dicas :)

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas, não conhecia esse remédio caseiro, mas vou experimentar... sofro imenso com dores de cabeça e enxaqueca! Espero que comigo funcione também!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  4. Hmm tenho de experimentar alguns desses truques!

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Quando tenho dores de cabeça, a primeira coisa que faço, se for possível, é deitar-me, tentar relaxar e ir massajando. Mas não passado tomo um comprimido. Gostei das dicas, tenho que experimentar da próxima vez*

    ResponderEliminar
  6. Olha olha essa do gelo é que não sei não ahha
    Gostei do post, para variar :P

    xoxo ♥, Sophie
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  7. Uau nao fazia ideia ! tenho de experimentar! eu por acaso so me passa mesmo com comprimidos

    Beijinhos ♡
    http://oolhardamarina.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito das dicas Telma, geralmente eu tomo um chá e tento dormir pra ver se passa :)
    Beijinhos,
    Mari
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.