Fotografia | Setúbal (parte II)

 Hoje vamos continuar a falar de Setúbal aqui no blog, aliás, vamos continuar a ver! Na primeira parte desta série de posts, já vos contei um pouco de porque Setúbal é uma cidade especial para mim... a minha segunda casa. Se ainda não viram o post, podem fazê-lo: aqui.
Como vos contei, aqui passei grande parte da minha vida. A minha adolescência foi passada aqui, nestas ruas que hoje vos mostro. Quem conhece a cidade já percebeu que se trata das ruas da baixa de Setúbal.


E sim, foram exactamente estas ruas. Quando vivi em Setúbal a minha casa não ficava na baixa, mas ficava a minha escola (que continuou a ser a mesma depois de me mudar para fora da cidade, até concluir o secundário). 
Como a escola que frequentei ficava a dois passos da baixa, era aqui que passava grande parte do tempo. Se haviam furos íamos à baixa ver as lojas, nas horas maiores de almoço, íamos almoçar à baixa e (que os meus pais não nos oiçam) quantas vezes não faltei eu às aulas para ir passear pela baixa, ou para passar tardes à "beira mar", a contemplar o Sado, a ver as nuvens passarem e avistar Tróia do outro lado. Isto quando não nos dava na cabeça para irmos até à Albarquel a pé, para aproveitarmos a praia... e assim apanhei uma insolação, que me deixou de cama e com febre uns 3 dias (risos), sim mãe, havia uma explicação para aquela febre.


Quando saí do secundário e fui estudar para Lisboa, estive longos períodos afastada da cidade e, quando voltava, para minha grande tristeza, a cidade parecia-me sempre mais vazia e mais cinzenta. Lembrava-me de quando aqui estudava, as ruas estarem sempre movimentadas, assim como as lojas e as esplanadas, mas durante muito tempo, quando visitava a cidade não era isso que via. Parecia que Setúbal que eu conhecia tinha desaparecido.


Acho que foi um período de transição que ainda dura até hoje. A cidade parece-me estar a mudar e a mudar para melhor. Fiquei feliz nas últimas vezes que tenho visitado a cidade e regresso de lá sempre com um sorriso no rosto. Já vi que algumas ruas estão a ser recuperadas, a baixa está lindamente enfeitada, como podem ver pelas fotos de hoje e parece estar também a recuperar algum movimento.


Já fui a Setúbal várias vezes e já vi estes enfeites várias vezes nestas ruas, ainda assim fico maravilhada com eles. São coisas tão simples que tornam as ruas tão mais bonitas e cheias de cor. Dou por mim a passar aqui e a virar sempre a cabeça para cima para contemplar os chapéus e as florzinhas de tecido penduradas nos fios e nas varandas.


Gosto muito das novas cores da cidade, gosto que estejam a recuperar alguns edifícios e ruas. Gosto de como está a ficar a Avenida Luísa Todi e as suas esplanadas. Espero que continuem a investir na recuperação da cidade e que trabalhem para dinamizá-la e cativar os mais novos. Se eu pudesse, voltaria a reviver os meus tempos do secundário sem hesitar e se pudéssemos transportar para esse meu passado as cores actuais da cidade, então ainda melhor.


Como ainda tenho mais fotos, ainda falta uma última parte que vou partilhar convosco noutro post em breve. Entretanto deixo-vos o convite para conhecerem a cidade, tenho a certeza que não se vão arrepender. Se estiver bom tempo, aproveitem e dêem um saltinho às praias, são uma maravilha e lindas de morrer!

Estão a gostar desta série de posts? Até agora, do que gostaram mais?

7 comentários:

  1. Oi Telma, estou adorando conhecer um pouco mais sobre a sua terra! :)
    O que estou gostando mais é das fotos, mas também adoro a forma como escreves e como dá pra sentir nas palavras todo o amor que tu sentes!
    Querida, foste selecionada para responder uma TAG lá no blog. Se tiveres interesse, deixo aqui o link.
    Beijinhos e um ótimo dia pra ti!
    Mari

    http://themarielement.blogspot.pt/2015/09/tag-sonhar-nunca-e-demais.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mari :) Realmente tenho um grande carinho por esta cidade e a melhor parte é que, por coincidência, escrevi estes posts na véspera de vir para cá de novo... Estou em Setúbal a passar uns dias e que bem que sabe!
      Vou passar por lá e claro que vou responder, obrigada por me nomeares para a Tag.
      Beijinhos e um excelente dia para ti também <3

      Eliminar
  2. Que lindas fotos!! Adorei mesmo! Cheias de cor!
    Passa pelo meu blog*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  3. Fiquei apaixonada nas fotos, uma mais linda que outra!!
    E te convido para visitar meu cantinho
    Beijooo,
    http://docecyn.blogspot.com.br/2015/09/conheca-vitor-kley.html?m=1

    ResponderEliminar
  4. Que lugar mais lindo e fotos lindas também <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  5. Estou a adorar conhecer Setúbal pelos teus olhos! Que fotos lindas *.*

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Adorei filha a forma como descreves esta cidade e o carinho que sentes por ela!..
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.