Dicas | Como lavar corretamente o cabelo

Lavar o cabelo é um hábito tão normal e regular que chega quase a ser feito em modo piloto-automático. Não sei quanto a vocês, mas adoro aquela sensação do cabelo acabadinho de lavar no salão e fico sempre com a sensação que em casa não consigo fazer igual. A verdade é que existem alguns truques para lavar corretamente o cabelo que muitas de nós não pomos em falta, algumas porque não sabemos e outras por preguiça ou comodismo (como o meu caso).
Hoje decidi partilhar convosco um passo a passo de como lavar corretamente o cabelo para que fique com aquele aspecto de salão:

1. Pentear o cabelo antes de o lavar. 
Esta é uma regra que, confesso, muitas das vezes não cumpro por preguiça, mas que faz diferença. 
Antes de entrarem no duche, penteiem o cabelo normalmente, mas de forma gentil. Ao pentear, estão a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e também a prevenir a quebra de cabelos. Além disso se, como eu, vos costuma cair muito cabelo antes do banho, ao pentearem o cabelo antes, a maioria desse cabelo vai ficar na escova e não no ralo da banheira (blhac). Costumo usar esta técnica principalmente no verão, quando volto da praia e o cabelo está uma coisa dos infernos. Eu gosto de usar a minha Tangle Teezer, que não me arranca tantos cabelos e não dói a desembaraçar os fios.


2. Molhar o cabelo e aplicar champô.
Não façam como eu, que só consigo tomar banho com água quase a ferver. O ideal é lavar o cabelo com água morna, para não correrem o risco de escaldar o couro cabeludo e fazer com que ele comece a escamar (vai parecer que estão cheias de caspa). Apliquem um pouco de champô, sim... só mesmo um pouco. Dependendo do tamanho do cabelo, o tamanho de uma moeda de 50 cêntimos. E claro, usem um champô adequado ao vosso tipo de cabelo.


3. Massajar o couro cabeludo.
Quem é que adora lavar o cabelo no salão, só por causa daquela massagem que a cabeleireira faz? Quase dá para fazer uma sesta. Pois é! E em casa, fazem o mesmo? Assim como a vossa cabeleireira vos faz no salão, quando lavam o cabelo em casa, devem também dedicar cerca de 2 minutos a massajar o couro cabeludo antes de retirar o champô. Devem fazê-lo em movimentos firmes, com a ponta dos dedos (não é com as unhas, atenção! Ou correm o risco de arranhar ou irritar o couro cabeludo). Esta massagem, além de estimular a circulação no couro cabeludo, aumenta também o potencial e efeitos do champô no cabelo.


4. Enxaguar. 
Depois do champô aplicado e massagem feita, é altura de enxaguar e tirar a espuma do cabelo. Atenção, mais uma vez, devem enxaguar o cabelo com água morna, nada de águas a escaldar. Limpem bem o cabelo, até terem a certeza de que não restam resíduos do champô e no fim, escorrendo com as mãos, tentem deixar o cabelo o mais seco possível.


5. Condicionador.
Como disse no passo acima, escorram a maior quantidade de água que conseguirem para que, ao aplicarem o condicionador, esta não dilua demasiado os hidratantes benéficos do condicionador. Coloquem uma quantidade generosa de condicionador nas mãos e comecem a aplicar debaixo para cima, desde as pontas, trazendo o produto para o meio do cabelo e até à raiz. Se, como eu, têm tendência a ter cabelo oleoso, cuidado com as quantidades de condicionador no meio e na raiz. No meu caso, não aplico o produto diariamente. Este processo vai ajudar a nutrir, hidratar e reparar o cabelo.


6. Lavar com água fria.
Eu sei, eu sei... agora no inverno não sabe nada bem, mas é pela saúde do cabelo. Lavem todo o condicionador com água fria (já repararam que é assim que nos fazem no salão?), ao lavarem com água fria estão a selar as camadas exteriores ou cutículas do cabelo, o que vai proteger o cabelo e evitar lesões durante o dia. 


7. Secar.
Por último só falta secar o cabelo. Com uma toalha sequem  (ou absorvam) a maior parte da água no cabelo, depois podem secar com o secador em movimentos da raiz para a ponta, que ajuda a manter as cutículas hermeticamente fechadas. E nada de ficar com o secador demasiado próximo do cabelo ou concentrarem o calor só num local, se não correm o risco de queimar o vosso lindo cabelo. Se preferirem podem deixar o cabelo secar à temperatura ambiente.
P.s - Para protejerem o vosso cabelo do secador ou pranchas, usem um protector térmico.


Gostaram das dicas? Costuma pôr alguma delas em prática quando lavam o cabelo? 
Experimentem e contem-me os resultados!

2 comentários:

  1. A única que raramente coloco em prática é mesmo lavar o condicionar com água fria. E nem é porque me incomode, é mesmo por esquecimento.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.