Desabafos | É preciso ter lata...

|

Vinha eu a caminho de casa, quando fui espreitar o email do blog e ver se haviam novidades.
Entre e-mails na pasta "social" de comentários aos posts, mais não sei quantos email de spam que recebo quase de minuto a minuto (também vos acontece isto?), parece uma praga... Lá estava, na pasta principal, um e-mail de uma marca da qual não tinha ouvido falar até então. E não tinha porque parece que está prestes a ser lançada.
Ora então, quando olho para o título do e-mail, constatei isso mesmo, que se tratava de uma marca prestes a ser lançada no mercado nacional. O título do email era qualquer coisa do género: "Lançamento do projeto blablabla, em blablabla." - acho que dá para perceber a ideia.
Ainda antes de que ele carregasse, naqueles breves segundos, antevi que, lá está, a marca vai ser lançada e que me tivessem enviado um e-mail com a intenção de eu divulgar no blog, o que é a coisa mais normal e já aconteceu algumas vezes, em que um representante de determinada marca me contacta para divulgar algum lançamento novo e "pedir" que eu o divulgue. E digo "pedir" relativamente aos casos em que divulguei tais lançamentos a troco de nada, apenas porque achei a ideia gira, porque tinha a ver com o blog ou porque achei interessante para vocês. Portanto, sem stress. 
Porém, o email que recebi era, mais ou menos, isto:


Já perceberam onde está o erro?
Eu explico: por meros segundos pensei que o meu 3G tinha falhado e não tinha carregado o texto do email... sabem, aquela parte em que dizem "olá fulano, somos blablabla" e explicam o que querem mostrar e o que pretendem de nós, essas coisas. Mas não, a internet estava a funcionar na perfeição. Aliás, no espaço em branco ali pelo meio, ainda carregou uma imagem na qual estava inserido um texto que falava sobre o tal projeto/marca.

E o erro onde está?
O erro está na forma como fizeram a abordagem. Sendo aqui o meu blog um espaço muito humilde, de qualquer forma, cai bem que demonstrem um pouco de respeito pelo nosso trabalho (o mesmo respeito e apreço que pretendem receber pelo deles). Ora, à partida, enviarem-me um email que mais parece spam, em que nem se dão ao trabalho de digitar duas ou três linhas para me dizerem algo do género:
"Boa tarde Telma,

Somos não sei quem e vamos lançar um projecto isto e aquilo, o projeto blablabla e gostariamos que falasse dele no seu/teu (que eu não sou esquesitinha, podem tratar-me por tu) blog. Deixamos em anexo as informações sobre o mesmo e algumas fotos dos produtos.

Obrigadinha/Cumprimentos/Beijinhos e abraços/
Pessoa responsável"

Isto é apenas um exemplo, podem ser mais criativos. Já recebi vários emails deste género e, posso dizer-vos, não deixei de responder a nenhum nem de divulgar nenhum desses projetos.
Este não divulgo!
Acho que é uma falta de respeito pelo meu trabalho no blog, porque se me souberam enviar um email, para a caixa de emails do blog, é porque o consultaram algures, fosse aqui no blog ou na página do facebook e isso quer dizer que, à partida, devem pelo menos saber com que fim me vão enviar este conteúdo e se esperam uma divulgação, ao menos deviam ser um pouco mais cordiais e mostrar isso com as tais duas ou três linhas. Em vez disso, enviaram o email que vos mostrei, com um simples link para transferir fotos dos produtos e pronto, 'tá feito.
Pois está. E como tal, o meu respeito e interesse pelo tema é proporcional à consideração que tiveram ao enviar o email.
E é uma pena, porque fora isso, descarreguei as fotos, li o conceito e achei a ideia giríssima, gostei bastante dos "produtos" das imagens e achei que era um conceito que teria tudo a ver com o blog (já se falou aqui de assuntos deste género e sei que foi muito do vosso agrado), mas por uma linha de email, decidi não falar nem apresentar o projecto.
Acredito que terão outras oportunidades, provavelmente com bloggers mais conceituados aos quais, certamente, já se dignarão a escrever meia dúzia de palavras mais encantadoras (e quem sabe até oferecer cachê), mas neste blog, como diz o outro... temos pena.


E é isto, desculpem-me o desabafo, mas é coisa para me deixar aborrecida, se querem apreço pelo vosso trabalho, demonstrem também respeito pelo dos outros. Felizmente, a maioria das marcas que me tem contactado têm representantes que se preocupam, que são simpáticos e que por isso, são sempre bem vindos aqui no blog, como já foi o caso, por exemplo, a nível nacional a Noori e a Heineken, entre outros.

7 comentários:

  1. Consigo perceber perfeitamente a tua reacção. Só não consigo é compreender como é que esta gente pensa divulgar uma marca assim... porque se não têm o devido cuidado na apresentação e no contacto que vão fazer a possíveis divulgadores da marca, o que vão fazer aos clientes? Até tenho medo de pensar nisso.

    Beijinhos

    http://lostinsarasworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Compreendo perfeitamente! E depois ainda há quem vá nessas conversas.
    Sou da mesma opinião. Há que abordar as pessoas cordialmente. Na maioria das vezes, as primeiras impressões são tudo.

    youtube.com/LilianaMTL

    ResponderEliminar
  3. Exacto. Compreendo-te perfeitamente. Acho que não custa nada sermos bem educados, ainda para mais neste caso. Ao enviar emails destes acho que só ficam a perder. Penso que não serão muitas as pessoas que vão na cantiga. E daí não ponho as mãos no fogo, cada um sabe de si e do seu blog :/ mas enfim.
    Beijinhos
    The Girl In Jeans * Facebook * Instagram * Google+

    ResponderEliminar
  4. Há pessoas sem noção! Mandarem esse género de e-mails é ridículo, mas será que custa assim tanto escrever meia dúzia de linhas a explicar a intenção deles? Acho que ser educado não devia custas --'

    ResponderEliminar
  5. Compreendo perfeitamente que tenhas reagido assim minha querida, eu teria feito o mesmo. Pelo menos uma apresentação mínima, mostrando algum apreço, mas pronto..

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  6. Realmente, é muita falta de apreço da parte deles! :l

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Google Analytics Alternative