Gastronomia | Brasa dos Leões e Casa Paraíso - Porto

O prometido é devido e, portanto, o assunto hoje é comidinha da boa e no Porto.
Como não tenho uma imensidão de fotos, decidi juntar dois restaurantes num post, assim em modo almoço e jantar, embora para nós tenham sido ambos jantares. Fiquem a saber mais sobre estes dois restaurantes:

Brasa dos Leões


Já lá tínhamos passado à porta tantas vezes e nem tínhamos reparado. Depois de nos termos deparado com as portas fechadas do restaurante a que queríamos ir, adamos por ali em busca de qualquer coisa e fomos atraídos ao Brasa dos Leões pelo cheirinho que vinha da parte de Take-Away (à direita). Decidimos entrar.


O restaurante é acolhedor e tem dois pisos. O piso inferior estava já um pouco cheio e, por isso, decidimos subir. No andar de cima tivemos a sala toda só para nós, o que foi óptimo! Ainda ficámos a pensar como seria que os funcionários conseguiam subir e descer aquela escada em caracol com pratos e travessas na mão, sim porque para mim, já sem nada é complicado (não sou nada fã de escadas em caracol).


Para entrada chegaram-nos à mesa dois pastéis de bacalhau e duas salsichas calabresas, acompanhadas, claro, de pão. O João adorou os pastéis e eu a salsicha (não comecem já a pensar em piadolas badalhocas), não sou assim grande fã de pastéis de bacalhau.


Para prato principal, escolhemos ambos a mesma coisa, uns lombinhos de porco grelhados com batata frita e arroz. Desculpem-me a foto não estar a mais perfeita e até já ser tirada depois de ter começado a refeição, mas lembro-me perfeitamente que nesta noite estávamos esganados de fome, literalmente, depois de andar à procura de restaurante.


Para terminar, apesar de não ter foto, dividimos um bolo de chocolate com profiteroles, que também estava excelente. O restaurante ficou aprovadissímo, pelo atendimento e pela comida e a prova de que gostámos tanto foi que, o nosso último almoço no Porto, antes de regressarmos, foi novamente no Brasa dos Leões e ainda levámos um casal de amigos que não conheciam e que também aprovaram. E como em equipa que ganha não se mexe, o João escolheu o mesmo prato, eu escolhi outro, também de porco que estava igualmente excelente.

Casa Paraíso II

Visitámos este restaurante na noite da Corrida de São Silvestre, aconselhados pelo João, amigo do João (confuso hã?). O João II (amigo do João que vocês já conhecem), participou na Corrida de São Silvestre e nós encontrámo-nos com ele nos Aliados, antes de irmos jantar. Como ainda não nos tínhamos decidido por nenhum sitio em concreto, pedimos-lhe sugestões e ele falou-nos muito bem da Casa Paraíso. Disse-nos que ainda ficava um bocadinho longe, mas que valia a pena. E lá fomos nós.
Falta dizer que não ficava um bocadinho longe, ainda ficava um bocadão, mas não levamos a mal, o João corre e ainda devia estar a calcular mal as distâncias, depois de fazer a Corrida, ir até lá a pé era só mesmo um bocadinho, comparado com o que já tinha corrido. No caminho ainda pensámos em voltar para trás, mas não desistimos... e ainda bem, porque valeu (e muito) a pena.


Quando chegámos, gostei logo da pinta. Gosto deste tipo de restaurantes, com um ar assim mais rústico, quase a parecer aqueles restaurantes da terriola, é (quase) sempre sinal de boa comida. Se no Brasa dos Leões subimos um andar, neste descemos e fomos para a cave, que estava mais sossegada e era mais ampla que o piso superior, da entrada.


Por falar em entradas, foram semelhantes à Brasa dos Leões: pastéis de bacalhau e rissóis de camarão em miniatura e duas salsichas calabresa, claro, e pãozinho. Para refeição, escolhemos lombinhos de porco preto, acompanhados de batata frita, arroz e legumes salteados. Só vos digo: que maravilha!


O prato vinha como na foto acima, servido em travessa de barro e é imeensaaa comida! Desta travessa e a contar com a quantidade gigante de arroz, que podem ver na foto, este prato dava, tranquilamente para 3 pessoas e, vai que não vai, para 4. Estava tão bom, tão bom, que até o João adorou os legumes (não sei se já disse por aqui, mas se há coisa que ele é esquisitinho para comer são legumes e peixe). Por isso, até eu fiquei surpreendida quando o vi a encher o prato de legumes. Só vos digo que, de olhar para as fotos, quase consigo sentir o cheirinho e o sabor deste prato... E estar a escrever este post sem ter nada no estômago até me dá fomeca.


Aqui fica a morada de ambos os restaurantes:

Brasa dos Leões
R. de Sá de Noronha, Porto

Casa Paraíso 
Rua do Paraíso 248, 4000 Porto

Já conheciam algum dos restaurantes? O que vos pareceu?

4 comentários:

  1. Nossa, duas casaa magníficas, fico com a segunda, me pareceu mais agradável, mas a outra mais confortável.. vá, fico com as duas hahaha Se soubesse desses dois restaurantes quando fui à Porto, poderia ter me deliciado. Mas, valeu a dica.

    Beijos,
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderEliminar
  2. Já passei várias vezes pela Brasa dos Leões, mas nunca lá entrei.
    Que ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
  3. Tem tudo optimo aspecto :o

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia nenhum, aliás nunca visitei o Porto, mas está para breve :)
    As refeições tinham ótimo aspeto!

    Beijinho,
    goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.