Sobre as notícias e os maus tratos a animais

Sempre gostei de ver o telejornal e ler notícias, em geral. Acho que foi um hábito que me foi incutido porque, desde que me lembro, tanto em casa dos meus pais como dos meus avós, sempre se viu o telejornal à hora das refeições. E ao contrário do que muitos possam pensar, que ver televisão às refeições matava as conversas, lá por casa sempre foi ao contrário, por acabávamos sempre por ir debatendo os assuntos que víamos na tv.
Cá por casa, a nossa casa, raramente vemos notícias às refeições, porque o João não gosta de "ver desgraças", segundo ele. Vemos séries ou filmes ou ouvimos música. Nem sequer temos tv na cozinha ou no quarto (temos no quarto mas tá desligada), só na sala e chega bem! No entanto, em outras alturas do dia, temos a tv na Sic Noticias, TVI 24 ou outro canal do género. Fora isso, inevitavelmente, também vou lendo muitas online, especialmente as que me aparecem no feed do Facebook. E é em relação a estas que falo.
Juro que já pensei que devia existir um botão para "desligar as noticias más", porque às vezes, simplesmente não estou num dia de mood para isso. Porque às vezes vejo com cada coisa que me deixa, honestamente, mal disposta e triste a pensar no assunto, por muito que me tente abstrair.
E sim, concordo que nos devemos manter informados, porque só assim podemos fazer a diferença, não é a fingir que nada acontece que as coisas mudam. Mas sabem aqueles dias em que, simplesmente não estão emocionalmente bem dispostos para lidar com a merda que há no mundo?!
De todas as notícias, as que mais me chocam são as de crueldade com animais. E não venham já os extremistas dizer que sou isto e aquilo porque tenho mais pena de cães e gatos assassinados do que de pessoas. O homem é um ser racional. Raiva de homem para homem, ainda que estúpida, é-me mais ou menos compreensível. Por zangas, por diferenças de pensamento, religião (todas essas merdas e às vezes nenhuma), faço-me entender?
Agora, torturar um cão ou um gato, só por maldade. Por vezes animais que nem são seus. Os animais são seres indefesos. Especialmente os mais domésticos. E é isso que não consigo entender. Um cão é um ser indefeso e, a menos que não tenha sido devidamente socializado, é um animal que apenas procura a nossa amizade, um carinho. Enfim... E quando leio noticias com estes títulos (e muitas vezes o título é suficiente para nem querer abrir o texto)...
- "Crianças de 10 anos torturam cão"
- "Cadela grávida morre, após ter cenoura inserida na vagina"
- "Cães abandonados com fita cola no focinho"
Este e tantos outros títulos deixam-me enojada, triste e com um apertozinho no coração. Porque cá em casa há uma cadela, que é basicamente o centro das nossas atenções, é um membro da família, quase uma filha. Porque vejo quão inocente e meiga ela é e não consigo imaginar que tipo de pessoas são capazes de fazer este tipo de coisas a animais. Choca-me mais ainda quando são crianças a fazê-lo. Crianças, que também elas não deviam ter maldade, que deviam ser ensinadas a amar animais e não a tortura-los. E preocupa-me que tipo de adultos estão a ser criados neste mundo.
Depois vejo esta notícia: 
E penso, wtf? A sério? Mas o pessoal do governo galego tem merda na cabeça? Serão eles pais de algumas destas crianças cruéis para os animais? É que não me surpreendia... É que, penalizam (e bem) quem abandona os animais ou os maltrata, mas simultaneamente, penalizam quem os queira resgatar sem ter uma licença emitida pelo governo ou quem alimente um animal abandonado? Serei eu que estou louca ou isto não faz sentido nenhum? Penalizar alguém por ajudar um animal abandonado, é simplesmente ridículo e está a gerar imensa indignação... Acho que dá para perceber o porquê. Espero que mudem esta lei ridícula, que a meu ver (ao privar os animais abandonados de receberem essa ajuda) não deixa de ser uma forma de mau trato, por parte do próprio governo galego.

2 comentários:

  1. Vi recentemente esta notícia em Galiza e fiquei louca. As pessoas são tão ignorantes a sério. Quando mais vejo este tipo de situações, mais gosto de animais!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Por mais que tente, não consigo compreender como é que salvar animais de rua dá direito a multa! Falta cada vez mais humanidade às pessoas :/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.