Filme: Sniper Americano

Hoje estou de volta com mais um filme. O fim de semana que passou foi muito "produtivo" neste campo e como tal, aqui estou eu a dar-vos a minha opiniĂ£o.
O Sniper Americano era aguardado hĂ¡ muito tempo pelo JoĂ£o, que desde que viu o anĂºncio no cinema nunca mais se esqueceu "temos que ver este!", passou a ser aguardado por mim tambĂ©m, penso que, principalmente pelo facto de o trailer nos conseguir deixar na dĂºvida do que vai acontecer. Como devem calcular, as expectativas eram elevadas e, sinceramente, depois de ter visto o filme, ainda nĂ£o me consegui decidir se foram satisfeitas ou nĂ£o.
Pouco antes de vermos o filme começou o burburinho sobre o bebĂ© falso, ou seja, boneco, utilizado numa das cenas do filme e da visĂ­vel falta de Ă  vontade dos actores nessa mesma cena. Eu como bem informada que sou fui ver a cena e jĂ¡ fiquei com impressões diferentes do filme, antes mesmo de o ter visto. 
Tivemos que ver o filme em duas partes, pois era demasiado grande. Ainda bem que nĂ£o o fomos ver no cinema. Durante o "intervalo" de umas horas entre as duas partes, claro, pus-me a pesquisar sobre a personagem principal, Chris Kyle, e foi apenas neste momento que fiquei a saber que o sniper existiu mesmo, que foi o mais mortĂ­fero dos Estados Unidos atĂ© hoje e que o filme foi inspirado no livro que o prĂ³prio escreveu. 
Ao que parece hĂ¡ tambĂ©m uma grande polĂ©mica, nĂ£o sĂ³ com os falsos bebĂ©s do filme, mas tambĂ©m em torno do prĂ³prio Chris Kyle, que parece ter apresentado, na vida real, traços de psicopata, enquanto que no filme Ă© apenas relatado o seu lado herĂ³ico. Segundo consta, Chris Kyle era "obcecado" e gostava da adrenalina de matar e admitiu nĂ£o sentir arrependimento no livro escrito pelo prĂ³prio. O filme, de facto, deixa a desejar neste aspecto, como mencionei, evidenciando apenas os seus feitos herĂ³icos bem como a fase em que regressa a casa e sofre de stress pĂ³s-traumĂ¡tico. 
Em suma, gostei do filme, embora demasiado longo e bonecos Ă  parte. Gostei bastante da representaĂ§Ă£o do Bradley Cooper! É o tĂ­pico filme do herĂ³i americano, de que os americanos tanto gostam, o que jĂ¡ explica os resultados nas bilheteiras. NĂ£o gostei do final, mas nĂ£o poderia ter sido de outra forma. E tendo em conta a controvĂ©rsia em torno de Chris Kyle, gostava realmente que o filme tivesse sido tambĂ©m um reflexo dessa controvĂ©rsia, teria sido, provavelmente, muito mais interessante. 
Um conselho: para quem estĂ¡ a pensar ver, nĂ£o pesquisem muito sobre o sniper antes de verem o filme, ou correm o grande risco de se desiludirem mais tarde. Vejam e depois sim, pesquisem. Confesso que atĂ© fiquei com vontade de ler o livro para tentar realmente compreender a mente daquele que foi e Ă©, atĂ© hoje, o sniper mais mortĂ­fero da histĂ³ria dos Estados Unidos.

Bons filmes,

7 comentĂ¡rios:

  1. OlĂ¡, nĂ£o conhecia o teu blog e passei aqui por acaso. Confesso que nĂ£o sabia se havia de ver ou nĂ£o esse filme, devido Ă s controvĂ©rsias, mas ... provavelmente vou acabar por ver.
    um enorme beijinho.
    http://adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, controvĂ©rsia Ă© o que nĂ£o lhe falta mesmo, mas ainda assim, acho que o filme atĂ© Ă© interessante.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Aconselho! Apesar de ser longo acho que fale a pena! :)

      Eliminar
  3. EstĂ¡s nomeada no meu blog para um tag! DĂ¡ uma espreitadela :D http://beautystartsinside.blogspot.pt/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por te lembrares do blog, mas respondi hĂ¡ pouco tempo essa mesma tag :D
      Podes ver as minhas respostas aqui:
      http://fuieuquedisseblog.blogspot.pt/2015/01/tag-liebster-award.html
      JĂ¡ vi a tua tag e vi que temos algumas coisas em comum.

      Eliminar
  4. Este aconselho e se quiseres saber mais detalhes depois de veres o filme, pesquisa pela personagem principal (mas sĂ³ mesmo depois do filme, senĂ£o perde a piada). :)

    ResponderEliminar

A sua opiniĂ£o Ă© importante!
Deixe a sua opiniĂ£o nos comentĂ¡rios :)

Com tecnologia do Blogger.