Crayons vs. Guns

|
Hoje acordei com os rumores de um atentado em Paris, rumores que afinal eram a dura realidade que ainda vivemos, a da falta de liberdade de expressão. Choca-me observar como uma religião serve de desculpa para propagar o ódio… Não deveria ser o contrário?
Como pessoa com sentido de humor que sou, muitas das vezes de humor negro, consigo compreender que o humor não agrada a todos, nem todos encaram as piadas da mesma forma. O que não compreendo é que como é que essa liberdade, a liberdade de concordar em discordar parece não existir.
Não sei muito sobre religiões, confesso que nem sobre a “minha” (que os meus pais escolheram por mim) sei, mas sei o suficiente. Sei que (supostamente) a religião deveria servir para unir pessoas e não afastá-las ou induzir ódios. Sei que, de formas diferentes, venera-se o mesmo Deus (tirando algumas religiões, claro). Se celebram o Natal, se fazem o Ramadão ou se festejam o Hanukkah… o que interessa isso? As diferenças deveriam ser também elas celebradas. Não seria mais bonito promover o entendimento, o conhecimento e compreensão?
Ainda sobre o humor… Hoje o humor está de luto. Parece que ainda são poucas as pessoas que conseguem rir-se de si próprios, ou pelo menos compreender que uma piada não é sinal de desrespeito. Creio que muitos muçulmanos, apesar de se poderem ter sentido ofendidos, terão compreendido que eram apenas isso, piadas, como tantas outras, relacionadas com tantas outras coisas. Quantas vezes não se fazem piadas, por vezes de humor negro, com a personagem do padre que “gosta” de criancinhas? Até hoje não me lembro de ouvir falar em nenhum católico que saiu de arma em punho para matar o jornalista. Muitos dos católicos que conheço ter-se-ão rido, ainda que não concordando com essa obscuridade da pedofilia que envolve por vezes a religião católica e que, de tempos a tempos, é notícia.
Espero e quero acreditar profundamente que um dia será possível atingirmos essa compreensão, que nada mais é que o respeito pelas diferenças do próximo… e isso incluí as diferenças humorísticas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Google Analytics Alternative