Filme: Big Eyes

Atenção, este post pode conter spoilers para quem ainda não viu o filme!

Ontem à noite, como partilhei no facebook do blog, decidi ver um filme que soube que queria ver desde a primeira vez que vi o trailer, assim que o vi no website que costumo usar para ver filmes, nem hesitei! Mas que filme era afinal? Big Eyes, de Tim Burton.
Não sei se alguém já viu o trailer, mas o filme fala de uma pintora, Margaret Keane (Amy Adams), que na década de 50 atingiu o sucesso e viu o seu trabalho a ser reclamado pelo marido, na década de 60, como se fosse da sua autoria. 
Confesso que durante o filme tive mixed feelings pela situação da pintora. Se por um lado senti raiva pelo marido, Walter Keane (Christoph Waltz), que se aproveitou do potencial de Margaret e do facto de ela assinar os quadros com o seu apelido, para dizer que era ele o pintor, por outro, senti que de alguma forma ela só teve o que "pediu". Isto porque Margaret parecia ser demasiado tímida para conseguir assumir que as obras eram suas, ficava sempre acanhada e a verdade é que, talvez se Walter não tivesse fingido ser o autor, os quadros não se tivessem tornado famosos. Em grande parte, penso que o impulso para a fama foi mesmo devido ao carisma de Walter, à sua capacidade de socializar e de contar histórias (que inventava sobre os quadros).
De qualquer forma, o filme não deixa de ser um reflexo sobre como era a vida das mulheres nestas décadas, muito dependentes do marido e do casamento, numa altura em que mulheres separadas não eram bem vistas aos olhos da sociedade. Penso que é também uma lição de que, quando temos ou fazemos algo muito bom e com potencial, se não soubermos ou não tivermos capacidade para dar a conhecer o nosso trabalho de forma correta, não chegamos a lado nenhum, ou alguém vai tentar aproveitar-se disso.
Já ouvi alguns comentários a queixarem-se que a realização de Tim Burton deixou muito a desejar neste filme, sinceramente, não achei, o Tim Burton está lá, mas de uma forma mais subtil. Confesso que estava à espera de mais no que respeita à imagem do filme, aos cenários e ao mundo de Margaret, mas não deixam de haver cenas bastante apelativas e curiosas. Uma delas é quando Margaret vai ao super mercado e vê as pessoas com olhos grandes, desproporcionais, como ela os pinta e a outra que destaco é, sem dúvida quando estão em tribunal e toda a representação de Christoph Waltz, no papel de Walter.
Só me apercebi que o filme era uma biografia no fim, quando surge a foto da pintora com a actriz que interpretou a sua personagem e quando contou o que aconteceu nos desenvolvimentos que sucederam aos episódios relatados no filme. Margaret, tem agora 87 ou 88 anos e às vezes ainda pinta. A sua pintura, como é bem relatada no filme, é marcada por pessoas e animais com grandes olhos desproporcionais e é essa característica particular da sua pintura que dá nome ao filme "Olhos Grandes". Aconselho o filme, pela história em si, acho que acabamos o filme a reflectir sobre ele de forma diferente, pelo menos foi o que aconteceu comigo.
Deixo-vos algumas imagens que escolhi do filme:
O cartaz como é óbvio:
Como diz o cartaz, e como vos disse acima "ela criou, ele vendeu e toda a gente comprou".
Imagens das cenas no supermercado, que vos falei. Um bocadinho creepy não?
Algumas das obras de Margaret Keane


E uma foto da pintora com a actriz que interpretou o seu papel no filme:

Já viram o filme? O que acharam?
Estão a pensar ver?
Contem-me tudo nos comentários! :)


12 comentários:

  1. Nunca vi o filme, mas fiquei bastante curiosa!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Acho que já está em exibição no cinema, mas se preferires, também é fácil de encontrar para ver online, que foi o que fiz! Vale a pena ver, pela história e pela "imagem" do filme!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei a dica de filme :) Fiquei curiosa pra ver!
    Beijinhos querida,
    Mari

    ResponderEliminar
  4. r: Dias menos bons fazem parte do nosso percurso, mas também acho que o segredo é tentar sempre ver o lado positivo das coisas. Pode não ser fácil, mas tudo acabará por passar. Sim, amanhã será um dia melhor :)
    Obrigada! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Há que pensar positivo e ter esperança que dias melhores virão! De nada, querida!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Vi hoje e gostei bastante. O Tim Burton está camuflado neste filme, mas está lá. Um exemplo disso é essa cena macabra do supermercado, clássico Tim Burton esse lado estranho e intrigante. A Amy Adams sempre muito bem, assim como o Christoph Waltz que interpretou muito bem o seu papel.
    Quanto ao enredo concordo, apesar da culpa ser do Walter, acabei por achar que a Margaret de certa forma deixou que tudo aquilo acontecesse. Ainda bem que no fim ganhou coragem para o enfrentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, foi mesmo o que pensei, o Tim Burton está lá mas de forma muito subtil! Eu gostei muito do filme e das interpretações!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Eu gostei bastante! Não foram propriamente spoilers, mas para quem não gosta de saber nada do filme (ao contrário de mim ahah) não será muito bom ler o post por inteiro ahah
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ainda n vi mas estou a pensar ver :P
    vamos ver se ainda é esta semana
    beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.