Tree Change Dolls | Bonecas Reabilitadas


O post de hoje é sobre bonecas e sobre mudanças radicais de look. Isto é capaz de não fazer muito sentido dito assim, mas vou explicar tudo. Com certeza já ouviram falar das bonecas Bratz, certo?Algumas de vocês talvez até tenham tido uma, ou várias... Eu admito que já não tive nenhuma, pois já não foram propriamente "do meu tempo", quando só se brincava ou com barbies ou com nenucos...


Lembro-me de quando surgiram e lembro-me da minha reaçcão quando as vi pelas primeiras vezes. Não gostei. Cada um com os seus gostos. Achei a boneca demasiado cabeçuda e, principalmente, demasiado excessiva nas roupas e, acima de tudo no rosto (maquilhagem). As fãs das Bratz que me perdoem o que vou dizer, mas cada vez que olhava/olho para muitas dessas bonecas penso em bonecas insufláveis das sexshops ou em prostitutas com 10 cirurgias de botox na cara e nos lábios. Nunca vi os desenhos animados, por isso não posso julgar, julgo apenas a aparência das bonecas, mas o post não é sobre os motivos pelos quais não tive uma.


O post é sobre uma ideia muito interessante e original da artista Sonia Sing, que decidiu recuperar e "reabilitar" estas bonecas de lojas em segunda mão. Muitas das bonecas que Sónia compra para recuperar estão danificadas, a maioria sem pés, mas a principal e mais visivel alteração é feita no rosto das bonecas, quando Sónia apaga completamente as maquilhagens carregadas características das Bratz e lhes dá um novo rosto, muito mais natural e harmonioso e também novas roupas, tricotadas à mão, pela mãe da artista.


Estas transformações tiveram uma enorme aceitação e deram inicio também a alguns debates de pessoas que argumentam que as Bratz são brinquedos demasiado "sexualizados", resultado da nossa indústria comercial e que, os brinquedos de criança, deviam ter ar disso mesmo, um ar mais inocente, talvez. Consequentemente, o projecto de Sónia, partilhado nas redes sociais Facebook e Insangram, teve um "boom" gigante de aceitação, de pessoas que querem comprar as bonecas, querem saber mais sobre as transformações, etc. 
O projecto atingiu dimensões tão grandes que neste momento a artista está mesmo a ponderar se pode transformar o projecto que começou como um passatempo, após ter sido despedida, em algo que realmente resulte num pequeno negócio. Além disso, Sónia também incentiva as pessoas a reciclarem as suas bonecas e espera colaborar com outras pessoas criativas, para incentivar as crianças a fazerem os seus próprios brinquedos e trabalhando no sentido de ajudar as pessoas a olharem com novos olhos para as coisas que compram e deitam fora sem pensar duas vezes.


Já conhecia este projecto à algum tempo, através do Instagram e fiquei apaixonada pelas bonecas criadas pela Sónia, que considero mil vezes mais bonitas do que a versão original Bratz e ontem, quando me deparei, por mero acaso com o video que vos deixo abaixo, a falar deste projecto, lembrei-me que tinha que partilha-lo convosco. Aqui fica o video:



O que acharam? Já conheciam este projecto?
Já não brinco com bonecas, mas não me importava nada de ter uma recuperada pela Sónia!

Beijinhos,
Telma


6 comentários:

  1. espantoso!! Quero uma boneca destas!! Muito mais bonitas que as Bratz e muito mais realistas e simples!

    Adoro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante mesmo. Também já não sou da altura dessas bonecas, como se costuma dizer, mas lembro-me delas, ainda que não tivesse chegado a pegar nelas para brincar. Acho agora, com o passar do tempo, que de facto foram muito inapropriadas para crianças. Esta recuperação está... fiquei sem palavras! Merece de facto toda a partilha! Ficaram muito mais reais e bonitas! Obrigado pela partilha!

    Ela.
    www.elaeele-nos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Espetacular o projeto! Não conhecia...
    Obrigada por partilhar conosco querida. Também acho que as bonecas são demasiado sexualizadas e brinquedos com ar de inocência são os corretos para as crianças...

    Beijinhos!
    http://marimalhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o projeto, mas achei-o fantástico!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. que diferença!

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Vi uma notícia sobre isto à pouco tempo e achei maravilhoso!
    Acho, sem dúvida, que as Bratz eram e são bonecas demasiado "sexualizadas", e que com o trabalho dela, ficaram bonecas bem mais naturais e realistas.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    http://asidiotasdoseculoxxi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.