Desafio 31 Dias | 10 Pratos Favoritos


Como o post de dia 5 não chegou para vos deixar com fome, o post de hoje do Desafio dos 31 dias é a minha lista de 10 pratos favoritos. Para ser sincera, não tenho um prato favorito, tenho várias comidas de que gosto mais do que outras, mas depende bem dos dias, se me apetece comê-las ou não. Como não tenho especificamente um prato favorito, apresentar-vos 10 foi bem mais fácil (risos), digamos que são pratos que se aparecessem num menu de qualquer restaurante, seria bem provável que os escolhesse. 
Aviso já que os pratos não estão necessariamente por ordem de preferência, excepto o primeiro. Ora vamos lá:


Caril de frango

Este é provavelmente o meu prato preferido de todos! Adoro caril, adoro caril de frango, caril de camarão... acho que se me fizessem caril de borrego vai na volta e era capaz de gostar. O meu namorado costuma gozar comigo por eu gostar tanto de comida indiana, como o meu tom de pele é parecido, costuma gozar comigo e dizer que devo ter sido trocada na maternidade... vai na volta.

Pita Shoarma

Este é outro dos meus pratos preferidos, este já de fast food. A imagem é do Joshua's que é a minha cadeia de fast food preferida. No entanto, a minha pita shoarma preferida é de um restaurante mais pequenino, perto da Alamenda (hei-de fazer um post sobre ele), mas que é uma enorme bomba calórica!

Vaca com molho de ostras

No restaurante chinês também marcha tudo, vai na volta até gatinho já marchou e nós não sabemos (brincadeira). Sinceramente, os únicos pratos dos restaurantes chineses que até hoje não gostei foram aqueles de pato com laranja ou lá o que é e o porco agridoce. Os meus preferidos eram os de massa e camarão, até começar a namorar com o João, que é fã de vaca com molho de ostras... experimentei e, realmente, é uma maravilha. Geralmente é o que peço sempre.

Esparguete à Carbonara

Adoro massa, seja esparguete, fusilli. tagliatelle, não interessa... Mas o meu prato de massa preferido é esparguete à carbonara, mas note-se: feito por mim. Sim, é isso mesmo, prefiro o que eu faço, já comi feito por várias outras pessoas e até agora nenhum me soube tão bem como o meu (eu tenho um segredo para cozinhá-lo, eheh).

Bacalhau à Gomes Sá

 Adoro o bacalhau à gomes sá que a minha mãe faz, sou capaz de comer ao almoço e ao jantar! Adoro a mistura da cebola, que a minha mãe deixa meio caramelizada, com o ovo e o azeite, uma maravilha!

Ervilhas com ovos

Este é outro prato que não me fartava de comer, feito pela minha mãe é claro, até hoje é do que mais gosto, porém, há uns tempos o meu sogro também fez, cozinhado de forma ligeiramente diferente da minha mãe e também gostei bastante da versão dele que incluía pimentos.

Feijoada à Brasileira

Sou apaixonada por feijão preto e, principalmente, por feijoada à brasileira. Quando vou a um restaurante e vejo que traz como acompanhamento feijão preto, fico logo ainda mais animada! Quando o meu pai, que está no Brasil, me diz que lá comem feijão todos os dias e que ele já enjoou, não consigo compreender como é possível enjoar disto, principalmente se vier acompanhado de umas farofas... ai que fomeca!

Pizza

Mais uma fast food, mas tão boa! Quem é que não gosta de pizza?!... Como já vos contei no post de dia 5, desde que não tenha cogumelos nem carne picada, para mim está óptima! Ah!... E com massa fina!

Choco Frito

Como boa "quase" setubalense (vivi e estudei muitos anos em Setúbal e ainda lá tenho família e amigos), tinha que gostar de Chôque Frrite, como por lá se diz (risos). Choco frito é tão, tão bom! Quem passar por Setúbal, não pode sair da cidade sem comer choco frito, é quase pecado, com tantos restaurantes bons que por lá há! O meu pai fazia um que era uma maravilha sempre que íamos a casa dele e o João adorava. O meu pai foi-se embora para o Brasil e eu aprendi o truque do choco-frito, bem bom!

Sardinhas assadas

Este prato também está bem presente na gastronomia setubalense e também é um dos meus preferidos, principalmente no verão. Adoro sardinhas assadas, acompanhadas de batata cozida, uma salada de tomate e pimentos e, claro, pão (como boa alentejana que sou, adoro pão às refeições, mas há que controlar ahah). Se me derem a escolher entre sardinhas assadas e um bife, muito provavelmente escolho as sardinhas! A sério, adoro! As sardinhas assadas e os churrascos são os dois tipos de comida que só me fazem pensar em patuscadas de verão, com a família e/ou amigos pelo serão dentro, à volta do grelhador, de prato na mão... adoro!


Bem como viram, sou uma pessoa muito simples/básica no que toca a comidas, assim como em quase tudo o resto (risos), mais normal que isto acho que era impossível. Posso dizer-vos que o prato que mais detesto é sushi e claro tudo o que leve borrego ou cabrito. Fora isso, gosto bastante de coisas simples, não dispenso um bom restaurante típico português, apesar de gostar de cozinhas de outros países, ou de um daqueles restaurantes de esquina que quase parece um tasco e que parecem ter sempre as melhores bifanas e os melhores grelhados (vai-se lá saber porquê). 

Qual é o vosso prato preferido? 

4 comentários:

  1. Mataste-me!!! Fiquei cheia de fome... Gomes de Sá, carbonara, choco frito!!! Acho que vou comer o ecrã loool

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. Hmmmmmmmmm.. fiquei babando aqui!
    Ótimo pratos!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  3. O meu prato favorito é, sem dúvida, Arroz à Valenciana!

    r: É isso mesmo, por isso é que acho aquele desafio tão útil. Acaba por nos fazer ver as coisas com outra perspetiva.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.