Fotografia | A minha segunda casa, Setúbal (Parte I)

Quem segue o blog há mais tempo já deve saber que eu tenho uma grande ligação à cidade de Setúbal, não tivesse eu lá passado a maior parte da minha vida. Não nasci em Setúbal, como sabem, sou do Alentejo, mas ainda nem sabia andar e já estava a viver no distrito de Setúbal. Depois, voltei ao Alentejo, e estive por lá 6 anos até regressar à minha segunda terra, que é mais primeira que segunda, para ser sincera. 


Se formos precisar em anos, dos meus 25 anos, 12 foram vividos em Setúbal, 7 foram vividos no distrito de Setúbal e apenas 6 foram vividos no Alentejo. Quando me perguntam de onde sou, respondo sempre que é complicado. A verdade é que nasci em Beja, gosto muito do Alentejo e da "minha primeira terra", mas a segunda é muito mais minha que a primeira. Os melhores anos da minha infância foram passados aqui, pertinho de Setúbal e os fantásticos anos da minha adolescência também. Foi aqui que me acolheram realmente bem, aqui fiz grandes amizades, algumas que mantenho até hoje, desde o tempo de escola, é daqui que tenho as melhores memórias... Também tenho algumas más, quem não as tem, mas as melhores foram vividas aqui.


Saí da cidade de Setúbal quando fui para a faculdade. Digo saí porque, apesar de no secundário já não morar mesmo na cidade, mas sim nos arredores, só quando entrei na faculdade deixei de frequentar Setúbal diariamente. Lembro-me que no secundário, quando mudei de casa, podia ter optado por mudar de escola, para qualquer uma que ficasse mais próxima da minha casa, mas ainda assim, eu preferi ficar na mesma, durante os 3 anos de secundário e preferi fazer diariamente um percurso que demorava cerca de 40 minutos para ir e outros 40 para voltar de comboio. Não me arrependo, faria tudo igual.


Nesta fase da minha vida, vivo dividida entre a casa dos meus pais, ainda na margem sul e Lisboa, Setúbal ficou um pouco de parte nos últimos anos. No entanto, percebi que esta cidade me trás uma alegria, um bem estar que não consigo explicar e que sinto ao percorrer novamente estas ruas. Tenho feito questão de vir a Setúbal mais vezes. Serve-me de desculpas ter por cá os meus avós para me refugiar por cá alguns dias sempre que posso. Faz-me bem.


Se tivesse que escolher, de todos os sítios por onde já passei, onde vivi, escolher apenas um para dizer "eu sou daqui", sem ter que contar a história do "é complicado", seria Setúbal. Aqui foi a minha casa, acho que ainda é, uma parte de mim ainda está aqui. Aliás, quando me perguntam de onde sou, é esta a cidade que menciono, o resto da história é longa de mais para contar em apresentações, fica para segundos encontros... se os houver, se não for o caso, então sou de Setúbal, ponto.


Este fim de semana tive oportunidade de filmar e fotografar um pouco para vos mostrar esta cidade que é tão minha, o video está para vir em formato vlog, brevemente. As fotos, como são muitas, vão ficar divididas em dois posts ou três, para não serem muito longos.


Espero que gostem de conhecer esta cidade linda que é Setúbal!

E sabem do melhor? Estou a deixar-vos este post acabadinho de escrever, para ir onde? Estive por lá este fim de semana e hoje estou de regresso, para ficar por dois dias, ah que chatice! Ahah

16 comentários:

  1. Realmente, que chatice, aposto que nem querias ir ;) ahahaha
    Já não vou ao Alentejo e a Setúbal há anos, mas tenho imensas saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah não queria mesmo nada! :) Ao Alentejo também já não vou à bastante tempo e as últimas vezes que lá tenho ido não tem sido pelos melhores motivos, infelizmente.

      Eliminar
  2. Gostei muito das fotos e do post! Fiquei curiosa por conhecer Setúbal, já nos disseram que é muito lindo.
    Beijinhos Telma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mari, é mesmo uma cidade bonita e as praias são lindas! Vale a pena :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. r: Muito, muito obrigada *.*

    Deu para perceber isso ahahah as circunstâncias, por vezes, assim o obrigam*

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca fui a Setúbal mas parece lindíssimo :)

    Partilho contigo uma TAG que adorei fazer Certified Bookaholic ;)

    ResponderEliminar
  5. Enche-me o coração ler alguém a falar dessa forma tão bonita da minha cidade. Setúbal é realmente linda e maravilhosa! Pode ser que tomemos um café quando cá voltares, nas tuas visitas ^^
    Beijinhoos***

    http://cantinhodasuu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Suu, fica prometido um cafézinho um destes dias quando estiver por Setúbal :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Vou imensas vezes a setúbal comer um choquinho frito, portanto alguns sitios são me familiares :) Que sítio lindo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro choco frito ou umas sardinhas assadas, também tão caracteristicas de Setúbal e que, por acaso, hoje que estou por Setúbal, vão ser o meu almoço! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Setúbal parece mesmo ser incrivel, pena que no momento não tenho oportunidades para visitar (momento infeliz de morar no Brasil) , adore as fotos .

    http://bycarolfrancoso.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade muito bonita Carol! Eu estou na situação contrária, com muita vontade de ir ao Brasil visitar o meu pai que foi viver para ai e conhecer o país! Beijos e obrigada :)

      Eliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.