Mudar hábitos alimentares

Já há algum tempo que quero mudar os meus hábitos alimentares e fazer escolhas mais saudáveis, porém costumo sofrer daquela maleita que muita gente conhece, a maleita do "amanhã começo". Pensava nisso, mas ainda não tinha começado, ora porque pensava que ia custar imenso (dinheiro e adaptação) ora porque tinha algumas reticências em relação a certos alimentos.
Um destes dias, na quarta feira, dia 21 para ser mais precisa, fui às compras e decidi-me a trazer umas quantas coisas, para começar. Aqui podem ver as primeiras coisas que comprei:


Há coisas que já tinha experimentado e que já consumia ocasionalmente, como os iogurtes naturais da marca Auchan e os chás da marca Cem Porcento (e claro o tomate cherry). Quanto ao pão integral, não é que não tivesse consumido já, a estreia foi mesmo a marca Bimbo. O Bimbo é o pão de forma mais fofo que já comi, na versão normal, e na versão integral isso também se mantém, o que me agradou bastante.
Quanto às bolachas de milho, já tinha consumido, muito ocasionalmente. Agora fazem parte dos meus lanches entre refeições principais, assim como os Babybel versão light.
Comprei também um chá da Cem Porcento, como referi a cima e este tem a função drenante e laxante (pelo que não aconselho muito ao consumo diário), no primeiro dia em que o bebi, fartei-me de ir ao wc fazer xixi.
As minhas grandes surpresas foram mesmo o esparguete integral da Cem Porcento e o doce de ameixa da Prisca Nature. A primeira vez que cozinhei o esparguete já estava a pensar que me ia sair dali uma bela porcaria pela simples razão que, o esparguete integral, que eu nunca tinha experimentado, tem um cheiro um tanto ao quanto manhoso (que me fez lembrar a ração dos meus pássaros). Enganei-me. Cozinhei-o da forma mais simples possível, em água e com uma pitada de sal e surpreendi-me! Claro, tem um sabor diferente do esparguete normal, mas é bom. Entretanto até já me aventurei em algumas receitas e experiências que quem segue o blog pelo instagram (aqui) já deve ter visto. Em breve conto-vos mais sobre isso.
Depois a compota de ameixa, não tem qualquer adições de açucar, é só mesmo o doce da fruta. E tem sido excelente para me matar os desejos de coisas doces, uso-o ou para barrar o pão ou para misturar um pouco no iogurte, para lhe dar outro sabor. E descobri uma combinação tão boa, que é uma fatia de pão integral, com doce de ameixa e queijo Babybell, a sério, tão tão bom que acho que passou a ser uma das minhas coisas doces preferidas (claro sem abusar, só uma vez por dia e pouca quantidade).
Basicamente tem sido isto, há outras coisas que tenho consumido, mas para o post não ficar mais logo, falo sobre isso noutro post. Tenho feito estas substituições e também cortei nos refrigerantes. Já passou uma semana e só bebi coca-cola duas vezes. E assim pretendo continuar. Esta semana vou comprar leite de amêndoas, que algumas leitoras já me tinham sugerido quando falei na experiência do leite de soja e depois conto-vos o que achei.

E vocês, têm algum cuidado especifico com a vossa alimentação? 
Se tiverem sugestões de opções saudáveis, deixem nos comentários, que sou um pouco inexperiente nestas coisas. 

7 comentários:

  1. Pão de forma mesmo que integral é aquela coisa para desenrascar, porque a nível nutricional não é tão bom, sem falar do açúcar adicionado. Os iogurtes, era melhor comprares sem açúcares adicionados... E presta atenção aos níveis do sódio quando compras as bolachas de arroz ou milho. Não sei como era a tua alimentação antes, mas pareces estar a fazer uns avanços positivos. Tenho um chá desse género, mas só dá para tomar em dias que fico em casa... Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! :) A minha alimentação era péssima (tipo fast food e porcarias quase todos os dias). O pão é mesmo como dizes, para desenrascar e para me acostumar a comer menos (como boa alentejana, adoro pão) quanto aos iogurtes já comprei os mesmos sem açucares mas não os consigo comer sem açucar e as bolachas de milho é mesmo como dizes, comprei essas pra ter em casa e de outra marca para ter na casa do meu namorado e as primeiras q comprei tinham muito mais sal (não gostei muito delas).
      Mais uma vez obrigada pelas dicas! Beijinhos

      P.s -sim o chá só dá mesmo pra tomar quando se fica em casa ahaha

      Eliminar
  2. Pão de forma mesmo que integral é aquela coisa para desenrascar, porque a nível nutricional não é tão bom, sem falar do açúcar adicionado. Os iogurtes, era melhor comprares sem açúcares adicionados... E presta atenção aos níveis do sódio quando compras as bolachas de arroz ou milho. Não sei como era a tua alimentação antes, mas pareces estar a fazer uns avanços positivos. Tenho um chá desse género, mas só dá para tomar em dias que fico em casa... Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Também sofria do mesmo mal: amanhã começo. Até que no verão decidi que estava mesmo na hora de ser firme e levar esta ideia para a frente. Não fiz grandes mudanças, mas tive a preocupação de cortar com algumas coisas e ter em atenção determinados alimentos. É claro que vou cometer algumas asneiras até porque estou a fazer isto sem acompanhamento, mas também é uma questão de ir experimentando e ver o que funciona melhor connosco. Antes também não mexi um dedo e agora faço aulas de zumba. É só uma vez por semana, mas já faz a diferença. Além disso, cortei com os hidratos à hora do jantar, também compro iogurtes naturais; estipulei um dia da asneira e tenho seguido esta linha. Olho ao espelho e claro que não vejo mudanças gigantes, mas sinto que estou num bom caminho. O importante é mesmo decidirmo-nos a avançar. Os primeiros dias custam, mas depois é mais fácil.

    ResponderEliminar
  4. Querida, fico muito contente em saber que estás a mudar para melhor os teus hábitos alimentares :) Minha dica é comer alimentos o menos processados possível. Abuse das frutas, legumes, vegetais e hidratos de carbono bons (eu adoro a batata doce e o arroz integral). Quanto à esparguete integral é mesmo muito boa! Às vezes também a tenho aqui por casa e gosto de fazê-la com muitos vegetais para acompanhar.
    Gosto muito destes tipos de post e acho que deves continuar a contar-nos tudo a respeito dessa sua mudança. :D
    Beijinhos e bom dia!
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Custa mais do que parece fazer uma reeducação alimentar, mas depois de aprender e criar rotina, torna-se mais fácil. Nunca provei massas integrais porque, bem... pais tradicionais :P
    Força para a sua iniciativa :D

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Adoro esses queijinhos babybell :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.