Coisas que me irritam - Atendimento ao cliente
Há uma coisa que me vem causando alguma "comichão" cada vez que vou a dois espaços comerciais, desde que nos mudámos. O tu. Sim, isso mesmo... Quer dizer, têm existido outras coisinhas que também não me têm deixado particularmente satisfeita com o atendimento prestado nestes espaços, mas o tu é, sem dúvidas, o que me irrita mais.
E o que quero eu dizer com isto do tu? É aquela questão de entrar num espaço comercial - que não é dedicada a jovens ou adolescentes para ter como padrão tratar o cliente por tu, até porque frequentei por diversas vezes estas mesmas lojas noutras cidades e só me aconteceu aqui - e inicialmente, dirigir-me a um funcionário, por qualquer razão que seja (pedir um produto, esclarecer uma dúvida) e ser tratada por tu como se tivéssemos sido colegas de escola.
Isto dito assim pode parecer um bocado presunçoso da minha parte. Olha a bimba, a querer ser tratada por você. Não é apenas o "tu", é toda a linguagem e toda a postura que está directamente associada a ele. É um tratamento demasiado informal, meio rude até, na forma de abordar o cliente. Com pouco cuidado na linguagem e na postura. Algo que é fundamental no contacto directo com o cliente. Digo isto por experiência própria, a grande maioria dos meus trabalhos foram de contacto directo com o cliente e, sem sombra de dúvidas, a nossa postura e linguagem é das coisas mais importantes.
Depois, parece que é sempre um frete atender alguém. E calma, nós (eu e o João) não somos o tipo de cliente que vai para a Rádio Popular, pede ao funcionário para lhe mostrar os 32 melhores modelos de máquinas de lavar e ao fim de uma hora saí dali de mãos a abanar. Quando me dirijo a um funcionário neste tipo de lojas, das duas uma, ou já sei o que quero e é apenas para lho pedir ou é porque já dei vinte voltas à loja toda e não consegui encontrar o que queria. Em ambos os casos, só saio de mãos vazias se eventualmente não tiverem o que procuro.
No outro dia, por exemplo, fomos comprar tinteiros para a nossa impressora, que foi adquirida nesse mesmo espaço. Como tivemos dificuldades em encontrar os tinteiros, dirigimo-nos a um funcionário e tivemos, mais ou menos este diálogo:
- Boa tarde, estamos à procura de uns tinteiros para a impressora "x", modelo "y", mas já estivemos a ver na secção de tinteiros e não conseguimos encontrar, será que nos pode ajudar?
- Já viste ali nos tinteiros? Se não tá lá é porque não há!
- Mas sabe-nos dizer se costumam ter ou se é possível encomendar, é que a impressora foi adquirida aqui e tudo...
- Ah, compraste aqui... Sabes o modelo?
- Sim é a impressora "x" modelo "y" - que já tinha sido referido no começo.
- Vou ver aqui no pc...
E com ar de frete lá vai...
- Pra esse modelo é um pacote com um desenho duns morangos "ha-des" ver se não tá lá, se não tiver não há.
- Obrigada.
E foi isto. Fomos ver e lá estavam os tinteiros, mas se não tivéssemos insistido, segundo o funcionário "não tá, é porque não há" e tínhamos saído sem comprar nada. Sim, um tinteiro é uma coisa meio insignificante para comprar e para um funcionário querer uma comissãozita. O que eles gostam mesmo, é quando lá vamos comprar grandes electrodomésticos ou telemóveis... Aqueles aparelhos onde nos podem tentar impingir as extensões de garantia. E aí, meus amigos, aí somos capazes de passar meia hora a ouvi-los dizer maravilhas da extensão de garantia do frigorífico que é muito bom, mas não vá o diabo tecê-las e imagine que o deixam cair, sabe-se lá por via dum terramoto... (isto sendo sempre tratado por tu) e, após rejeitarmos pela milésima vez, lá nos passam os papéis do electrodoméstico para a mão, mas nunca sem antes terminarem com:
- Bom depois se tiveres problemas com a garantia, eu avisei-te.
Pois, está bem amigo. Se soubessem o como eu já detesto ir a estes dois espaços (que são concorrentes), mas infelizmente, no que toca a electrodomésticos, é praticamente o que temos aqui.
Desabafo feito, este post foi um testamento, mas é realmente uma coisa que me deixa com os cabelos em pé, espero que tenha dado para perceber realmente a ideia.
E vocês, também têm alguma coisa especifica que não gostam no atendimento ao cliente?
AI ALGUÉM QUE ME ENTENDA. Eu sei que parece horrível, mas odeio que me tratem por tu. Opa, eu não andei na escola com a pessoa. Se eu vou à procura de um serviço, exijo que me tratem com respeito. O mesmo me acontece ao contrário, sempre atendi ao público e odeio quando vem um cliente 'olha dá-me ali...' EPA! Odeio odeio odeio!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //
Eu acho que depende muito. Se vamos a um mac, acho próprio. É para nos sentirmos todos jovens. Agora se vais ao Pingo Doce, se estás numa loja ou whatever, é realmente muito mau. Nisso concordamos contigo. Há uma linha que separa...
ResponderEliminarMas isso também acontece no lado reverso. Nós também trabalhamos numa loja e por vezes até chegámos a ouvir um "oh tu psst" como se fossemos ali à esquina, no ghetto. Mas o que é que é isso? FALTA DE EDUCAÇÃO! Que é livre e gratuita e anda por aí aos pontapés, literalmente!