100 Homens de stilettos!

Inaugurou no dia Internacional da Mulher a exposição "100 homens sem preconceitos", no CCB, uma exposição que resultou de um projecto de um ano, da revista Máxima. Um projecto sem dúvidas original! Apesar de já estar em exposição à quase um mês, só ontem a visitei (embora já tivesse visto muitas das fotos online). A visita foi completamente inesperada e surgiu após um almoço com o meu namorado, João, e o meu sogro, quando decidimos ir dar uma volta ao CCB. No inicio nem me lembrei da exposição, só se fez o "click" na minha cabeça quando vi o cartaz e, claro, quis aproveitar para espreitar.


Como é óbvio, fazê-lo acompanhada de dois homens, de idades bem diferentes, foi uma experiência, no mínimo, engraçada. O meu sogro assim que viu o cartaz com um homem de saltos à porta ficou bastante intrigado e surgiu logo uma conversa animada com as meninas da recepção. Entrámos e vimos as fotos e a cronologia ao longo de uma das paredes sobre acontecimentos que marcaram o mundo feminino. 
A exposição foi realizada com o intuito de dar um passo pela igualdade de géneros, alertar para a necessidade de combater a violência doméstica e de género e o tráfico de seres humanos. Para isso, foram convidadas personalidades masculinas para posarem de saltos altos, desenhados pelo estilista Luís Onofre, que já calçou celebridades como Michelle Obama, Paris Hilton e Letizia Ortiz, e calçou agora também 100 homens com os seus stilettos feitos exclusivamente para este projecto, nas cores preto, vermelho e dourado.



O projecto conta com a participação de personalidades bem conhecidas, como por exemplo os humoristas João Manzarra e Rui Unas, o músico David Fonseca, o atleta olímpico Nelson Évora, o actor Paulo Pires, o cirurgião plástico José Rosa, o jogador de râguebi Gonçalo Uva, entre tantos outros.
Além dos 100 homens convidados para posarem de saltos para esta exposição, todos os homens que visitem a exposição são também eles convidados a colocarem um par de sapatos de Luís Onofre, iguais ao modelo usado nas fotos, para que assim possam cumprir a metáfora "calçar os sapatos dos outros" (e também verem um bocadinho o que sofrem as mulheres que andam de saltos altos dias inteiros). Para minha grande tristeza, nem o meu sogro, nem o João se sentiram tentados a calçar o sapatinho... já me estava a imaginar a dar umas gargalhadas, que pena! O meu sogro acabou por ter grandes debates filosóficos com algumas das pessoas e membros da organização que por lá se encontravam e, no fim, ainda o convidaram a assinar o livro de visitas (?!?).

(Provavelmente as minhas 3 preferidas)
Desta trabalho resultou também um livro, com todas as fotos do projecto, com um custo de 25€, que pode ser adquirido no local, assim como as fotos individualmente expostas, e cujo valor reverte a favor da Associação Laço (que tem como objectivo a prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama no nosso país).
Como não podia deixar de ser, tirei imensas fotos e partilho-as agora convosco. Deixem-me já pedir desculpa pela qualidade ranhosa, mas foram tiradas com o telemóvel e a camera não anda lá muito famosa. Aqui ficam: 
(se quiserem, cliquem aqui do lado esquerdo, onde diz "Off", para ouvir a música do slide)

Nota: Repararam na última foto, em que está uma senhora com um menino? Penso que eram avó e neto e achei imensa piada vê-los enquanto a avó explicava ao neto, sim um menino, os acontecimentos que foram e têm sido tão importantes para nós, mulheres, enquanto ele ouvia atentamente e colocava questões. Não resisti em tirar-lhes uma foto à sucapa, parabéns à senhora por educar o neto para que se torne um dia num homem respeitador das mulheres... Se um dia for mãe, quero ser assim! Fiquei derretida!

A exposição, no CCB, pode ser visitada até dia 2 de Abril (apressem-se), diariamente, entre as 10h e as 18h e a entrada é gratuita.

24 comentários:

  1. Great post!

    With love, Nastya Deutsch ♥

    http://nastyadeutsch.blogspot.ru/

    ResponderEliminar
  2. Gostei! Talvez vá lá :)
    Beijinho,
    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Achei este projeto muito interessante, mas ainda não sei o que me parece ver os homens de saltos altos xD
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah olha nem eu, há casos em que não parece assim tão mau/estranhos e outros em que é uma coisa completamente inconcebível e esquisito de ver xD Acho que nos ficam muito melhor a nós, mulheres.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ai que máximo!!! Super adorei e a ideia foi algo de genial eheheh
    É muito engraçado ver personalidades conhecidas neste tipo de coisas, dá logo outro ar! ahaha
    Um beijooooo querida,

    www.fat-but-gorgeous.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achei a ideia muito original, gostei bastante da exposição! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Super interessante esta exposição!
    Beijinhos,
    http://marimalhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E super fora do normal, não é? Eu gostei! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostava de ter visto ao vivo!!! À falta disso, obrigada por teres partilhado mais pormenores!

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, assim sempre deu para ver um bocadinho! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Aquele José Fidalgo até de saltos marchava ahah ! <3

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai pá! Tu nem sabes o que já me ri com o teu comentário! Ahaha mas olha, é bem verdade! xD
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adorava ver esta exposição ao vivo! Já vi algumas fotos, até porque algumas das personalidades que participaram partilharam, pelo menos, a sua, e fiquei rendida ao conceito desde o início. Precisamos de mais iniciativas assim.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei logo com curiosidade quando se começou a falar neste projecto e gostei muito da exposição pela originalidade e diferença, também acho que precisamos de mais iniciativas destas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Como adorava ir ver essa exposição, aahhh !
    Tenho visto pela tv, e foi uma excelente iniciativa.
    xoxo ♥
    www.acorisca.com

    ResponderEliminar
  10. Eu adorava ter visto essa exposição! Mas é muito longe...

    Beijos,
    elefantemagico.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao menos já deu para ver um bocadinho por aqui! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Grande exposição. Adorava conseguir ir ver, mas parece que já não vou ter essa sorte.

    Gostei muito do blog. :)

    Beijinhos
    http://sneakandspeak.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente já está quase a terminar, eu nem sabia, foi por mero acaso que fui :)
      Muito obrigada minha linda! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. É uma iniciativa interessante ;)

    Beijinho*
    Ana Pinto
    http://style2beautyblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante!
Deixe a sua opinião nos comentários :)

Com tecnologia do Blogger.